Tunel de Secagem

Controle total no processo de secagem.

A secagem é um processo complexo que necessita do controle e monitoramento de diferentes variáveis, como exemplo a temperatura, umidade, massa de amostra e velocidade do ar. As variáveis umidade e temperatura são relacionadas na carta psicrométrica, muito usada para definir as condições ideais do processo quando a amostra é submetida a secagem monitorada.

Modelo de Tunel de Secagem

Tunel de Secagem LabMaq Modelo LMES20

Tunel de Secagem LM ES 20

 

O Tunel de Secagem Convectivo LM ES 20 é um sistema de secagem em escala piloto para estudo em operações unitárias, permitindo ao operador o controle e estudos de variáveis como: temperatura, umidade, vácuo, massa num único sistema.

É composto por dois módulos a Câmara de Secagem e Unidade de Controle e Comando, ambos com rodízios.

 

Tunel de Secagem LabMaq Modelo LMES20

Câmara de Secagem

O Túnel de Secagem Convectivo LM ES 20 possui uma câmara construída em aço inox AISI 304, onde ocorre todo o processo propriamente dito.

No interior da câmara, há a presença de 4 bandejas com células de carga independentes para visualização da perda de massa em função do tempo.

Na parte superior da câmara de secagem, há um visor em vidro para acoplamento de um sistema de aquisição de imagem para medidas de encolhimento ou mudanças físicas do material e uma entrada para sensor de temperatura (tipo PT 100).

Unidade de Controle

O módulo é o responsável pelo comando e o controle do equipamento, nele se encontra todos os componentes necessários para a realização e comando das duas etapas de secagem:

PRE SECAGEM  é realizada, com o auxílio do vácuo, para retirar a umidade superficial da amostra, conferindo uma pré secagem.

SECAGEM ocorre através da passagem de ar aquecido e do controle da umidade no processo. Para tal, ocorre uma interação de dois ventiladores, da unidade de refrigeração, que retira a umidade do sistema, do sistema de atomização que umidifica o ar e o aquecimento do ar através de resistência elétrica. Este conjunto de ações compõe as condições de secagem da amostra.